A Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), por meio da Gerência de Agroenergia e Floresta, iniciou a distribuição de mudas de cana-de-açúcar e capim para os produtores rurais que enfrentam dificuldades no período de seca. A ação está sendo realizada nas unidades experimentais do Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, localizado em Palmas.
De acordo com o informado pelo Seagro, as mudas de cana distribuídas incluem quatro variedades, todas com elevado potencial produtivo e adequadas para a suplementação animal. Já as mudas de capim pertencem às variedades Capiaçu e Kurumi, ambas da cultivar BRS, que, quando cortadas aos 50 dias, apresentam até 10% de proteína bruta — um índice superior ao da silagem de milho.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Essas variedades de capim têm a vantagem de poderem ser cortadas até três vezes por ano, mantendo um teor de proteína de 7% quando bem manejadas. Além disso, apresentam um custo até três vezes menor do que a silagem de milho e sorgo.
Os produtores interessados em obter as mudas podem procurar a Administração do Parque Agrotecnológico ou a Gerência de Agroenergia e Floresta da Seagro pelo telefone (63) 3218-2185.
Fonte: agrolink