Em 29 de maio de 2024, a Credicitrus teve sua classificação de risco elevada pela Fitch Ratings, com o Rating Nacional de Longo Prazo aumentado para ‘AA+(bra)’ e o Rating Nacional de Curto Prazo mantido em ‘F1+(bra)’. Essa melhora reflete a qualidade dos ativos e o perfil de captação e liquidez da cooperativa, posicionando-a entre um seleto grupo de instituições financeiras.
Segundo a Fitch, a elevação do rating é resultado do fortalecimento do perfil de negócios da Credicitrus, impulsionado pela expansão de sua oferta de produtos e serviços. Os ratings destacam a força regional da cooperativa, sua rentabilidade acima da média do setor, sólida capitalização e qualidade de ativos e perfis de captação e liquidez adequados.
“A classificação atribuída à Credicitrus reflete o fortalecimento do nosso modelo de negócios, o cooperativismo de crédito e, principalmente, se torna reflexo da nossa relação com os cooperados, que visa o crescimento e desenvolvimento dos associados, da Cooperativa e da comunidade”. Afirma o Presidente do Conselho de Administração da Credicitrus, Marcos Lourenço Santin.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
A Fitch Ratings destaca que os padrões de subscrição da Credicitrus são sofisticados, contribuindo para manter colchões de capital bem acima dos mínimos regulatórios. A agência acredita que a Cooperativa continuará a apresentar índices de capitalização fortes e superiores aos de seus concorrentes. Denise Almeida, diretora de governança, riscos e compliance, comenta: “Na Credicitrus, priorizamos solidez e segurança, aderindo a altos padrões de gestão de riscos e compliance. Nossa governança sólida e os princípios do cooperativismo são os fundamentos que orientam todas as nossas decisões.”
Fonte: agrolink