MT: custo da soja cai com recuo nos gastos com defensivos


Segundo o projeto Acapa-MT, a estimativa de custo para a safra de soja 2024/25 em Mato Grosso, referente a julho de 2024, foi de R$ 3.971,98 por hectare. Este valor representa uma leve queda de 0,30% em relação à estimativa anterior, devido principalmente à redução de 1,32% nos custos com defensivos agrícolas, que foi o principal fator de contenção das despesas, conforme dados da análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Segundo o Imea, apesar da redução observada, o recuo poderia ter sido ainda maior, não fosse o aumento de 0,30% nos custos com fertilizantes e corretivos, que representam 43,30% do total dos custos operacionais da cultura. Esse aumento nos fertilizantes impediu uma queda mais acentuada no custeio geral.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

De acordo com a análise, com a retração no custo de produção, o Custo Operacional Efetivo (COE) da soja em Mato Grosso também diminuiu 0,25% em comparação com o mês anterior. Para cobrir o COE, o sojicultor deve produzir, no mínimo, 52,24 sacas por hectare ou vender cada saca de soja a R$ 94,84.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Embora o preço ponderado pela comercialização até o momento seja suficiente para cobrir as despesas do COE, ele ainda se mostra insuficiente quando se consideram as demais despesas, como o Custo Operacional Total e o Custo Total. 

Fonte: agrolink

Anteriores Ibovespa avança em dia cheio de balanços com Embraer em alta de quase 8%
Próxima Agentes da França e EAU conduziram operação para hackear celular de Durov em 2017, relata mídia