MT: colheita do algodão atinge 5,64% da área projetada


A colheita do algodão da safra 2023/2024 em Mato Grosso alcançou 5,64% da área projetada até o dia 12 de julho, registrando um avanço de 3,22 pontos percentuais em comparação à semana anterior. Apesar desse progresso, o percentual colhido ainda está 1,21 pontos percentuais atrás do registrado no mesmo período da safra 2022/2023 e 8,35 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as temperaturas mais baixas ao longo da semana desaceleraram o ritmo dos trabalhos em algumas localidades. Entre as regiões mais avançadas, destacam-se a nordeste e a sudeste, com 22,08% e 8,58% da colheita concluída, respectivamente. Por outro lado, a região oeste apresenta o maior atraso, com apenas 1,84% da área estimada colhida.

As temperaturas mais frias afetaram a velocidade da colheita, mas espera-se que as próximas semanas marquem avanços mais significativos, especialmente com o início da colheita nas áreas de segunda safra. Essas áreas representam 81,61% da área total dedicada à cotonicultura no estado, o que deverá impulsionar o ritmo de colheita e aproximar os números das médias históricas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Os dados fornecidos pelo Imea são essenciais para monitorar o progresso da colheita e auxiliar os produtores a tomar decisões informadas sobre o manejo e a comercialização do algodão. Com as regiões nordeste e sudeste liderando o avanço da colheita, há uma expectativa de que, com a melhora nas condições climáticas, o ritmo de colheita se intensifique nas próximas semanas.

Fonte: agrolink

Anteriores União entre produtores, exportadores e ApexBrasil colocou o Brasil na liderança mundial de exportação de algodão
Próxima Donald Trump Reage à Desistência de Joe Biden