O uso combinado de bioinsumos com produtos tradicionais de nutrição e defesa vegetal é fundamental para uma agricultura mais sustentável e produtiva, equilibrando a redução de custos e o aumento da produtividade. Essa é a conclusão de consenso em torno da qual os maiores especialistas vêm convergindo como sendo o caminho ideal para o futuro da agricultura.
Ao longo dos anos, tem se tornado cada vez mais difícil controlar pragas e doenças de forma eficaz utilizando apenas tecnologias convencionais. Em geral, esses produtos terão ação em um, dois ou três sítios de controle, explica Ana Herter, gerente de Marketing da AgroGalaxy. Isso demanda um “uso associativo de bioinsumos, que são a chave para uma agricultura mais sustentável e produtiva”.
“Além de algumas pragas e doenças já manifestarem resistência a determinadas moléculas, os bioinsumos e biológicos possuem mais sítios de ação sobre as pragas e doenças, portanto, a sua ação melhora a performance de controle quando avaliamos a quebra de ciclo das pragas. Quando associamos os manejos, temos soma das tecnologias à melhora no tempo residual de controle”, explica ela.
A grande questão que sempre surge é: Como conciliar o manejo sustentável com maior rentabilidade? De acordo com Ana Herter, a AgroGalaxy busca entender as melhores interações entre associações de manejo convencional e bioinsumos, de forma que a rentabilidade final seja positiva. Nesse sentido, ela destaca os Centros Tecnológicos AgroGalaxy (CTA), que procuram novas tecnologias e desenvolvem manejos que associam às melhores soluções disponíveis no mercado.
Segundo os técnicos da AgroGalaxy, essas tecnologias são eficientes, sustentáveis e proporcionam maior rentabilidade. Isso acontece porque elas oferecem respostas e resultados para o manejo de pragas e doenças de difícil controle tanto na parte aérea quanto no solo, aumentando a produtividade. Por sua vez, a equipe de técnicos da empresa, reunidos no departamento CTA e Tech-A, realiza pesquisas e testes com produtos, que serão posteriormente recomendados e distribuídos aos produtores.
“Quando trabalhamos com maior eficiência de controle com associações de bioinsumos, ou substituição em alguns casos, além de reduzirmos e prevenir os danos causados pelos patógenos, pode acontecer a redução da necessidade de reentradas de aplicação, melhorando, assim, o rendimento de herbicidas, inseticidas e fungicidas”, destaca a gerente de Marketing da AgroGalaxy.
Mês Biológico AgroGalaxy
Nesse contexto, a AgroGalaxy lançou o “Mês Biológico”, que é caracterizado como “a maior e mais completa campanha de bioinsumos promovida” pela empresa. “Com o mês Biológico, consolidamos o conceito de ‘campanha’ integrando equipe comercial, time técnico CTA e Tech A, e fornecedores em prol do produtor rural. Assim levamos sustentabilidade e incremento de produtividade pensado para todas as culturas: Soja, Milho, Café, Trigo, Sorgo, Cana, Hortifruti, entre outras, e unidades de atuação”, ressalta Ana Herter.
Durante o Mês Biológico AgroGalaxy, a equipe comercial da empresa vai oferecer condições especiais disponíveis de acordo com o portfólio para cada região de atuação. “O produtor rural interessado deve entrar em contato com o time comercial das lojas próximas à sua propriedade”, indica a gerente de Marketing da AgroGalaxy.
Fonte: agrolink