Em agosto, o preço da mandioca apresentou uma expressiva valorização, com a média nominal a prazo da tonelada posta fecularia alcançando R$ 515,16, o equivalente a R$ 0,8959 por grama. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), esse valor representa um aumento de 7,6% em relação ao mês anterior, sendo o maior registrado desde janeiro deste ano.
O movimento de alta, que já dura três meses consecutivos, é resultado da combinação entre uma oferta limitada e uma demanda aquecida. De acordo com os pesquisadores do Cepea, as chuvas que ocorreram no final de agosto não foram suficientes para permitir a retomada das atividades de campo na maioria das regiões monitoradas. Além disso, muitos produtores permanecem retraídos, seja devido à baixa rentabilidade das raízes de 1º ciclo, seja pela expectativa de preços ainda mais altos nos próximos períodos.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Paralelamente, a demanda das fecularias por raízes continua elevada, o que tem intensificado a competição pela matéria-prima.
Fonte: agrolink