As previsões globais de produção de trigo e milho foram revisadas para cima no último Relatório de Mercado de Grãos do Conselho Internacional de Grãos (IGC), divulgado em 18 de julho. O IGC prevê que a produção total de grãos em 2024-25, que inclui trigo e grãos secundários, será 8 milhões de toneladas maior do que a previsão de junho, atingindo um recorde de 2,321 bilhões de toneladas, um aumento de 1% em relação ao ano anterior.
A perspectiva para a produção de trigo na América do Norte, Paquistão e Cazaquistão melhorou, assim como a produção esperada de milho nos Estados Unidos. “Apesar dos estoques iniciais estimados menores e de um modesto aumento na demanda projetada, o número de estoques de transição aumentou em 4 milhões de toneladas de junho para 586 milhões de toneladas”, disse o IGC.
No entanto, o IGC também destacou que, com a expectativa de aumento no consumo de ração, alimentos e indústria para níveis recordes, prevê-se uma redução de 1% nos estoques no final de 2024-25, para uma baixa de 10 anos de 586 milhões de toneladas. Com a expectativa de queda no comércio de trigo e milho, o comércio global de grãos deverá recuar 7% em relação ao ano anterior, para 418 milhões de toneladas, segundo o relatório.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
O IGC prevê um aumento de 6% ano a ano na produção de soja, atingindo um pico de 415 milhões de toneladas em 2024-25. O consumo também deve alcançar um recorde de 404 milhões de toneladas, resultando em um carryover recorde de 79 milhões de toneladas. “O comércio de soja deve se expandir em 3% ano a ano em grandes remessas, com um aumento na demanda da China, Europa e África previsto”, disse o IGC.
Fonte: agrolink