IA, emprego e futuro: debates tratam logística do agro


Durante dois seminários realizados em Mafra (SC), um voltado ao setor agro e outro ao setor público, o empreendedor Luca Campagna, cofundador da 179BPM Ventures e membro do conselho da AI Brasil, abordou os dilemas e oportunidades que envolvem a inteligência artificial no Brasil. Segundo ele, o contraponto entre o medo de que “a IA vai tirar meu emprego” e a constatação de que “o maior problema do mercado é a falta de mão de obra” evidencia a necessidade de um debate mais maduro sobre o papel da tecnologia na transformação do trabalho.

Campagna relembrou marcos da mecanização no campo, como a colheita de cana-de-açúcar em São Paulo e da soja em outras regiões do país, para mostrar que o avanço tecnológico não necessariamente elimina empregos, mas os transforma. No agro, ele destacou o papel estratégico do Brasil na alimentação global, especialmente após a guerra comercial entre EUA e China. Nesse cenário, tecnologias como AIoT — a integração entre inteligência artificial e internet das coisas — são essenciais para aumentar a produtividade, reduzir custos e ganhar eficiência logística.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Outro ponto levantado foi o potencial do Brasil como polo para investimentos em data centers sustentáveis, devido à sua abundância de recursos naturais, geração de energia renovável e estabilidade geográfica. O avanço da IA demanda infraestrutura robusta e sustentável, o que torna o país atrativo para esse tipo de iniciativa.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

“Realizamos uma demonstração de atendimento ao cidadão com o uso de IA, com interação e participação do público presente. Uma oportunidade para mostrar, na prática, como a gestão pública pode oferecer um serviço de qualidade, permitindo que o servidor público concentre sua energia em funções estratégicas”, conclui.
 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores Citi reduz projeção de alta da Selic em maio de 0,75 para 0,50 ponto percentual
Próxima Comissão aprova desconto na tarifa de energia elétrica para residências com pessoa com deficiência