Um foco pontual de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) foi identificado em uma granja comercial localizada no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A informação foi confirmada por meio de nota oficial divulgada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), nesta sexta-feira.
De acordo com a entidade, todas as medidas de contenção foram adotadas imediatamente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi). A ABPA e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) acompanham o caso e apoiam os trabalhos técnicos no local.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Ministro afirma que consumo de frango e ovos segue seguro.
“A situação é pontual, está sob controle e segue monitorada pelas autoridades sanitárias”, informou a ABPA.
A associação reforçou que confia na agilidade das ações conduzidas pelo MAPA e pela Seapi para que o episódio seja solucionado o mais rápido possível, sem impactos prolongados ao setor produtivo.
A ABPA também destacou que a presença do vírus não representa risco à saúde humana por meio do consumo de produtos avícolas. “Casos da doença em aves não oferecem perigo ao consumidor final”, ressaltou a entidade.
Fonte: agrolink