Na última quinta-feira (30/11), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), concretizou a entrega de oito títulos definitivos de domínio de terras a produtores rurais nos municípios de Colinas do Sul, Cavalcante e São João D’Aliança. Essas ações fazem parte do programa Regulariza Campo, executado pela secretaria, com o propósito de regularizar as terras devolutas do Estado de Goiás, adquirido por meio de ações discriminatórias judiciais e/ou administrativas.
Conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o encontro com os beneficiados foi marcado pelos pronunciamentos do titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, que enfatizou o compromisso do Governo em garantir a dignidade e a cidadania aos cidadãos, promovendo a inclusão produtiva. “Priorizamos sempre a agricultura familiar e as populações rurais, cuja principal vocação é a atividade rural. Tenho certeza de que muitos de vocês aguardaram há muitos anos a obtenção dessa escritura definitiva”, destacou.
Rezende também ressaltou a importância do título definitivo, enfatizando que ele confere aos agricultores a propriedade direta das terras e abre portas para o acesso a outras políticas públicas, como o crédito rural. “Com essas escrituras, vocês têm a oportunidade de buscar financiamento bancário para investir na produção, no custeio e, a partir disso, alcançar sucesso na atividade e uma renda digna que justifica todo o esforço”, acrescentou.
Desde 2019, o programa Regulariza Campo já entregou 264 títulos de propriedade no estado, regularizando cerca de 68 mil hectares de terras. O foco não é apenas garantir o respeito ao produtor, mas também fortalecer a agricultura familiar, promover a inclusão social e gerar renda no campo, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde a demanda por essas ações é mais evidente.
Fonte: agrolink