De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços do Governo de Goiás, a combinação tradicional goiana de café coado, queijo fresco e pão quentinho representa não só um hábito cultural, mas também o reflexo do pujante setor agropecuário de Goiás, que tem se destacado em 2024 com avanços importantes na produção de café, leite e trigo.
A safra 2024 de café arábica registrou um aumento expressivo, com 10,3% mais área plantada e uma elevação de 30,6% na produção em comparação ao ano anterior. Esse crescimento impulsionou a produtividade em 18,4%, consolidando o café como uma cultura cada vez mais relevante no estado.
Na cadeia láctea, Goiás industrializou mais de 1 bilhão de litros de leite no primeiro semestre deste ano, um aumento de 1,5% em relação ao mesmo período de 2023. Além de abastecer o consumo local e a produção de derivados, parte desse volume é destinada à exportação, refletindo o fortalecimento do setor por meio de medidas de apoio à cadeia produtiva.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Mesmo em uma região de clima pouco favorável ao cultivo de trigo, Goiás alcançou sucesso na produção do grão, que é utilizado tanto na panificação quanto na alimentação animal. A safra mais recente produziu 234,6 mil toneladas de trigo, representando 69,8% do total produzido no Centro-Oeste e 2,7% da produção nacional, sendo o maior produtor fora das regiões Sul e Sudeste
Fonte: agrolink