Fundecitrus recebe a visita do ministro de Agricultura e Pecuária


O Fundecitrus recebeu, nesta segunda-feira (16), a visita do ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro. O titular da pasta visitou os laboratórios da instituição e reforçou a necessidade de um trabalho em conjunto entre os setores público e privado para a mitigação do greening, a pior doença da citricultura. Durante a visita, o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, e o gerente-geral, Juliano Ayres, apresentaram dados sobre a citricultura do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiros e os impactos que a doença vem provocando na produção de laranja.  

Fávaro destacou a evolução das pesquisas na citricultura e o papel fundamental que o Fundecitrus desempenha no controle fitossanitário dos pomares comerciais. Disse que o ministério vai se empenhar para contribuir com o setor na batalha contra a doença, em pesquisa e liberação de moléculas. “É um trabalho conjunto muito importante para a solução e o enfrentamento dessa doença. A citricultura brasileira é exemplo para o mundo e precisamos dessa parceria bastante forte para manter essa atividade forte também. A prioridade do ministério é a liberação de moléculas e apoio à pesquisa para o setor”, destacou   

Durante o encontro, Ayres reforçou a necessidade de uma construção conjunta de estratégias para batalha contra a doença e controle psilídeo. “É uma visita importantíssima para ampliarmos, ainda mais, a parceria que o Fundecitrus tem com o ministério. O greening demanda a construção de parcerias sólidas entre os setores público e privado para o controle da doença e a redução da incidência. É um trabalho conjunto que precisa ser ampliado em benefício de uma das maiores cadeias produtivas do Brasil”, diz.

Dentre outros, a comitiva do ministério também contou com a presença do prefeito de Araraquara, Edinho Silva; Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária; Edilene Cambraia Soares, diretora do Departamento de Sanidade Vegetal, e Marcelo Mota, diretor do Departamento de Saúde Animal; Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola e Fábio Paarmann, superintendente do ministério em São Paulo.

Fonte: agrolink

Anteriores Mercado cafeeiro encerra sessão desta 6ª feira (27) com preços moderadamente mais baixos
Próxima Sustentabilidade: Cannabis no controle de pragas