Fundecitrus realiza encontro Citros em Foco com citricultores de Duartina (SP)


O Fundecitrus realizou, nesta quinta-feira (19), o encontro Citros em Foco em Duartina (SP). Cerca de 100 participantes, entre citricultores, agrônomos e demais profissionais do setor citrícola, receberam informações sobre assuntos importantes da citricultura.

A palestra de abertura foi conduzida pelo técnico de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus Rafael Silvestre, que falou sobre a incidência de greening na região e reforçou as principais medidas de manejo para controlar a doença. “O citricultor precisa manter o controle rigoso, fazer o monitoramento adequado, rotacionar os inseticidas com pelo menos quatro grupos químicos diferentes e manter a erradicação de plantas em talhões com baixa incidência de greening.  O Fundecitrus está sempre em busca de capacitação para facilitar o trabalho no campo, e o Citros em Foco é uma oportunidade de levar informações atualizadas aos citricultores”, afirma.    

De acordo com o levantamento realizado pelo Fundecitrus, a região de Duartina registrou um aumento na incidência da doença, de 55% em 2023, para 64% em 2024. “O greennig teve um aumento significativo nessa região nos últimos anos. Por isso, os citricultores precisam fazer o manejo conjunto para evitar que a doença aumente. Esse é um período que exige atenção redobrada com as brotações e com o pico populacional do psilídeo, pois aumenta a possibilidade de infecção e disseminação da doença”, explica.

Em seguida, o pós-doutorando no Fundecitrus Eduardo Gorayeb falou sobre os estudos em desenvolvimento para o uso de reguladores vegetais na mitigação dos sintomas de greening e na redução dos impactos sobre a produção nos pomares, causando a diminuição na queda dos frutos. “Apresentei aos participantes os resultados recentes com os reguladores Ácido Giberélico e 2,4-D em plantas afetadas pela doença. Também falei sobre a nova plataforma Avalia Greening, que disponibiliza resultados de eficácia de produtos comerciais e tratamentos lançados para a mitigação dos danos e sintomas provocados pelo greening. É muito importante dividir o nosso aprendizado com os citricultores, é uma troca de conhecimento que nos auxilia na busca de métodos para combater a doença”, diz Gorayeb.

Além das palestras, os produtores receberam materiais do Fundecitrus, com orientações de manejo sobre as principais pragas e doenças dos citros. Outras cidades do cinturão citrícola irão receber o Citros em Foco nos próximos meses.

Fonte: agrolink

Anteriores Sustentabilidade: Cannabis no controle de pragas
Próxima Avalia Greening é a nova ferramenta do Fundecitrus para a batalha contra a doença