Fundecitrus e parceiros fazem testes de colheita mecanizada na Espanha


Em uma inovação do Colhe+, consórcio entre Fundecitrus, Move Agro e IFAPA, em parceria com a empresa eslovena PeK Automotive, um robô foi testado na colheita de laranja. O equipamento foi apresentado durante o Demo Citros 2025, evento realizado na Espanha na última semana de janeiro.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

O diretor-executivo do Fundecitrus, Juliano Ayres, destaca a importância desse momento, reforçando que a citricultura caminha para a mecanização da colheita no médio prazo. “Foi emocionante presenciar o robô colhendo laranjas uma a uma, com seus seis braços. Ele é um protótipo baseado no equipamento utilizado na colheita de maçã. Ainda é algo incipiente, claro, mas o simples fato de já termos esse teste representa um grande avanço e esperança na inovação”, afirma.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Juliano também ressalta que a visita à Espanha foi fundamental para a integração entre pesquisa e tecnologia. “Tivemos um intercâmbio com empresas que são referência em inovação, que trabalham com tecnologia de ponta. Participamos de apresentações e discussões sobre porta-enxertos ananicantes; mecanização, robotização e automatização; modelos agronômicos e sistemas de formação de pomar para o aumento da produtividade; além de sensores para aplicação de produtos, irrigação, monitoramento do fluxo de seiva e crescimento dos frutos. Também realizamos visitas técnicas a diversas propriedades”, conclui.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores Coxilha enfrenta prejuízos de R$ 82 milhões devido à estiagem, aponta laudo
Próxima Homem é preso em Osasco após morder e arrancar parte da língua de sua companheira