Esta terça-feira (12.11) será marcada por chuvas intensas, o que pode configurar uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, a formação desse sistema climático deve garantir uma semana com volumes expressivos de precipitação em regiões estratégicas para a agricultura, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Essas condições podem beneficiar culturas como a soja e o milho, que dependem de bons índices de umidade neste período de desenvolvimento. No entanto, produtores devem ficar atentos ao excesso de chuvas, que pode prejudicar o manejo e comprometer o desenvolvimento em regiões com alta umidade no solo. Já as culturas menos favorecidas por chuvas intensas, como algodão e feijão, exigem monitoramento para evitar danos de encharcamento.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
A ZCAS costuma provocar precipitações contínuas, o que mantém o solo úmido e favorece a disponibilidade hídrica. Segundo Rodrigues, essa situação climática pode continuar nos próximos dias, aumentando os níveis de reservatórios e assegurando a demanda de água para lavouras perenes e temporárias.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink