Floração antecipada preocupa produtores de pêssego


Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, os produtores de pêssego aproveitaram os dias ensolarados para dar prosseguimento às práticas culturais nos pomares. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (20/06) pela Emater/RS-Ascar, foram realizados tratamentos de inverno, podas secas, arqueamento das pernadas de plantas novas, além de plantios e replantios, coleta de amostras de solo, correção de solo, demarcação e sistematização dos pomares.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

A primeira quinzena de junho foi marcada por temperaturas diurnas e noturnas elevadas para a época, resultando em um avanço na floração das variedades precoces BRS Kampai e PS do Cedo. Esse fenômeno foi especialmente observado em pomares localizados em regiões de microclima mais quente, como os vales dos rios Antas e Caí, onde algumas áreas já estão em plena floração.

Os produtores iniciaram também a poda de inverno nessas áreas, mas estão preocupados com as possíveis ondas de frio que podem prejudicar a floração ou os frutos jovens em desenvolvimento. Em resposta a essas condições, os tratamentos de inverno estão sendo substituídos pelos primeiros tratamentos fitossanitários na floração.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

A Emater/RS-Ascar continua a monitorar a situação e a fornecer orientações técnicas para auxiliar os produtores a minimizar os impactos climáticos e a garantir a saúde das plantações.

Fonte: agrolink

Anteriores Mais de 50 expositores estrangeiros participam do SIAVS 2024
Próxima Empregado sem advogado ganha ação trabalhista contra empresa