Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, a massa de ar frio que vinha causando quedas acentuadas de temperatura no Centro-Sul do Brasil começa a perder força. A quarta-feira amanheceu com temperaturas ainda baixas, mas já mais amenas em relação aos dias anteriores. Em áreas do Sudoeste de Mato Grosso, Sul de Goiás e Norte do Mato Grosso do Sul, os termômetros registraram valores próximos de 8°C, enquanto no Sul do Mato Grosso do Sul, as mínimas variaram entre 4°C e 7°C.
A formação de geadas foi menos intensa, sem indicar danos significativos às lavouras de trigo, que já estão em fase de enchimento de grãos e colheita. “Apesar do frio, as perdas na produtividade do trigo não foram tão expressivas, especialmente se comparadas à falta de chuvas que tem prejudicado as colheitas no Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná”, afirma Gabriel.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
A previsão para as próximas tardes é de aquecimento em todo o Centro-Oeste, incluindo o Sul de Mato Grosso do Sul, Noroeste de São Paulo e Oeste de Minas Gerais. As temperaturas podem superar os 34°C, marcando uma grande variação térmica na região. Essa elevação na temperatura traz consigo uma preocupação com a baixa umidade do ar, que deve ficar entre 12% e 18%, aumentando os riscos à saúde humana, à demanda por água e ração para animais, e ao alastramento de focos de incêndio.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
A partir da noite de quarta-feira, o frio não será mais tão intenso, especialmente no Leste do Brasil. Regiões como o Leste de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo podem registrar temperaturas entre 6°C e 8°C, com possibilidade de um amanhecer frio na sexta-feira desde o Centro-Sul da Bahia até o Sul do Ceará, Pernambuco e Paraíba, onde os termômetros devem se aproximar dos 12°C.
Ainda que o frio se mantenha na Região Sul, a tendência é de aquecimento nos próximos dias, com temperaturas negativas ficando restritas às áreas de maior altitude. As tardes devem voltar a ter um aquecimento mais acentuado, principalmente no Paraná e Oeste de Santa Catarina.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });
Quanto às chuvas, o tempo seco deve predominar, favorecendo o retorno do calor intenso no Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país, onde as temperaturas podem ultrapassar os 38°C. As chuvas serão isoladas e concentradas no Leste do Nordeste, principalmente entre o Sul e o Recôncavo Baiano, sem previsão de avanço para o interior da região. Em Goiás, Tocantins e Norte do Mato Grosso, há chances reduzidas de precipitações, sem expectativa de recuperação hídrica ou antecipação da estação chuvosa na região.
Fonte: agrolink