Fim da campanha de atualização de rebanhos


A campanha de atualização de rebanhos de 2024 chegou ao fim na última segunda-feira, dia 1º de julho. Com a finalização deste prazo, os produtores que não atualizaram seus rebanhos estão sujeitos a penalidades previstas na legislação, inclusive multas. Além disso, ficam impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que possibilita a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Os proprietários que ainda não fizeram a atualização podem fazê-la espontaneamente nas unidades físicas da Adapar. No entanto, o órgão também iniciará uma busca ativa de rebanhos com cadastro não atualizado, podendo gerar multas. A atualização precisa ser feita para todas as espécies animais existentes na propriedade, incluindo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda.

Segundo o relatório divulgado nesta terça-feira (02) pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), 85,5% das explorações pecuárias foram atualizadas. Quarenta e seis municípios do Estado terminaram a campanha com 100% de suas explorações regulamentadas. Com valores acima de 80%, totalizaram 293 municípios em todo o Estado.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Com valor abaixo de 60%, foram contabilizados no relatório 22 municípios. Entre os municípios com os menores índices de atualização estão Jaguariaíva (45,4%), Curitiba (44,1%), Quatro Barras (43,3%), Mandirituba (40,9%) e Pinhais (39,2%).

Segundo o Departamento de Saúde Animal, existem 155 mil propriedades no Paraná e pouco mais de 191 mil explorações pecuárias, com as principais espécies somando aproximadamente 8,6 milhões de bovinos, 7 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, além de outros animais. Os dados do último relatório apontam que ainda estão pendentes 27.893 explorações, configurando um percentual de 14,6%.

Fonte: agrolink

Anteriores Pecuarista tem até o próximo domingo (30/06) para fazer a declaração de rebanho em Goiás
Próxima Por abandono afetivo, mulher consegue retirar sobrenome paterno de registro