Expointer: soluções digitais para o enfrentamento das enchentes


Na tarde de quarta-feira (28/08), a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, e o secretário-adjunto da pasta, Bruno Silveira, participaram do painel Soluções Digitais para Enfrentamento da Calamidade Pública, parte da programação da 47ª Expointer. A conversa foi mediada pelo diretor-presidente da Procergs, Luiz Fernando Zacchia, e contou com a participação do titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, e do secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim.

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Durante o painel, foram destacadas ações para a reconstrução do Estado desenvolvidas em conjunto pelos diversos órgãos do governo. Entre elas está o Programa Volta por Cima, que forneceu auxílio financeiro imediato às famílias vítimas das enchentes. O programa foi resultado do trabalho conjunto da SPGG, da Sedes e da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e distribuiu R$ 100 milhões a unidades familiares vulneráveis.

“A SPGG tem a característica da transversalidade e, após os eventos climáticos extremos de 2024, tem trabalhado ao lado de diferentes secretarias para a aplicação de políticas públicas em benefício dos cidadãos atingidos. Cada vez mais, buscamos soluções trazidas pela tecnologia, a fim de realizar entregas a quem mais precisa de forma eficaz”, afirmou Danielle.

Outro programa coordenado pela secretaria em parceria com outros órgãos é o MEI RS Calamidades, que oferece suporte financeiro e capacitação para microempreendedores individuais que foram impactados pelas enchentes. O objetivo é ajudar as empresas a retomarem as atividades e contribuir para a recuperação econômica local. A identificação dos endereços atingidos foi realizada pelo Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS), ferramenta desenvolvida pela SPGG. A plataforma também foi aplicada no direcionamento de outros benefícios, como o PIX SOS Rio Grande do Sul e o Volta por Cima.

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“É importante ressaltar que essa política pública do Volta por Cima atende famílias em vulnerabilidade, o elo mais frágil do processo. Trabalhamos em conjunto com a SPGG e a Fazenda para que, com agilidade, pudéssemos pagar através da mancha e isso descomprimisse também as estruturas de assistência social no momento de emergência. O apoio de R$ 2,5 mil do Volta por Cima tem um significado muito grande, principalmente para dar resiliência para essas pessoas afetadas pelas enchentes”, afirmou Fantinel.

“Desde o início da crise, a SPGG tem monitorado e atuado em projetos e ações de recuperação do Estado, alinhados com o Plano Rio Grande. Plataformas digitais, como o MUP RS, garantem o acompanhamento em tempo real do progresso de iniciativas, o que permite ajustes rápidos para garantir a eficiência da aplicação dos recursos”, destacou Silveira.

A atuação da Procergs, vinculada à SPGG, também esteve em pauta no painel. Durante o período crítico de enchentes, o órgão desenvolveu soluções para manter em funcionamento os serviços do Estado, além de iniciativas para auxiliar no enfretamento da crise, como o portal SOS Enchentes. O site centralizou informações para a população, agilizando a prestação de serviços públicos digitais voltados para ações de enfrentamento, com transparência e cooperação entre instituições.

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“É sempre importante reunir os atores que estiveram envolvidos na busca por mitigar essa grande catástrofe ambiental ocorrida em maio para, assim, fazermos uma reflexão conjunta”, disse Záchia.

A integração do trabalho entre as secretarias do governo estadual no período de enfrentamento às consequências dos fenômenos meteorológicos foi ressaltada por Paim: “No governo, estamos preocupados com o cidadão. Por isso trabalhamos de maneira integrada, com organização das secretarias, sempre buscando fazer o melhor para a população”.

Fonte: agrolink

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