Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a área plantada com eucalipto chega a cerca de 31 mil hectares, segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado nesta quinta-feira (29). A crescente demanda por eucalipto, impulsionada pela versatilidade da madeira, utilizada em lenha, postes, madeira serrada e carvão, tem aquecido o mercado. O segmento de desdobro também contribui para esse aumento na procura.
Veja também: Clima e alta demanda elevam preço da lenha de eucalipto
Segundo dados do informativo, apesar do cenário favorável, a expansão de novas áreas plantadas e o manejo da brotação estão aquém das expectativas, o que pode resultar em uma possível escassez de madeira nos próximos anos. O mercado, tanto interno quanto externo, está em alta, mas a legislação vigente ainda impõe desafios para novos plantios e a comercialização do eucalipto.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Durante o período, foram realizadas práticas de tratos culturais, incluindo corte, empilhamento e comercialização de toras. O estado fitossanitário das plantações é considerado adequado, com a cultura encontrando-se em diversas fases de desenvolvimento, conformado pela a Emater/RS.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink