Expansão de centros de distribuição é tendência


Grandes empresas continuam a otimizar operações, reduzindo custos e melhorando a eficiência para atender os consumidores. Esse esforço responde ao crescimento do comércio eletrônico e do setor de telecomunicações. Em 2023, as vendas globais de comércio eletrônico chegaram a $5,8 trilhões, conforme o Industry Growth Trends. Além disso, um estudo do portal NAIOP revelou que a construção de novos espaços de armazenamento atingiu um recorde de 148,3 milhões de metros quadrados no mesmo ano.

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Carlos Tanaka, fundador da PostalGow e especialista em logística com mais de 25 anos de experiência, destaca que a expansão das operações e locais de atuação das empresas permite uma maior proximidade com os clientes, resultando em redução do tempo de entrega e aumento da satisfação do consumidor. “A proximidade ajuda a diminuir os custos de transporte, aumentar a eficiência e velocidade das entregas, além de permitir uma gestão mais eficiente nas devoluções de reversa”, afirma.

Tanaka enfatiza que descentralizar unidades de distribuição oferece flexibilidade nas operações logísticas. Isso permite uma rápida redistribuição de recursos em casos de interrupções ou demandas sazonais, mantendo a continuidade das atividades. Além disso, a proximidade com os clientes facilita a personalização dos serviços e a adaptação às necessidades locais, aumentando a competitividade.

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Ele destaca que as empresas precisam escolher o momento certo para essa estratégia. A PostalGow, por exemplo, está ampliando sua atuação com a criação de nove novos Centros de Distribuição Regionais para aumentar a eficiência e agilidade no atendimento aos mercados consumidores. Atualmente, a empresa opera em Barueri e Manaus.

“É fundamental investir também  em expansão. Afinal, esse movimento deixa as companhias bem posicionadas para aproveitar as oportunidades de mercado e enfrentar os desafios do setor”, pontua.
 

Fonte: agrolink

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