O panorama climático recente nos Estados Unidos, conforme divulgado pelo boletim semanal de clima e lavouras do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), destaca um período de condições de tempo adverso que afetaram diretamente as práticas agrícolas em diversas regiões do país.
Especificamente, um tornado de categoria EF-3, com ventos sustentados na ordem dos 219–266 km/h, foi responsável por uma fatalidade no condado de Pottawatomie, Kansas, no dia 30 de abril.
Além disso, dias consecutivos de tempestades, especialmente em 28 e 30 de abril e nos dias 1, 2 e 3 de maio, registraram mais de dez tornados, com base em relatórios preliminares. Estas tempestades também provocaram inundações significativas e chuvas torrenciais, acumulando mais de 250 mm em algumas áreas do leste do Texas.
Enquanto isso, um volume considerável de chuva, entre 50 a 100 mm, foi registrado desde as Planícies orientais até o Vale do Mississippi, com acumulações esparsas dessa magnitude estendendo-se até a região dos Grandes Lagos e o Vale do Tennessee. Em contrapartida, regiões como a costa do Atlântico e as Planícies Altas, bem como o Sudoeste, enfrentaram períodos de escassez de chuvas.
Ao final da semana, uma precipitação intensa começou a afetar o Noroeste dos EUA, com registros significativos de chuva alcançando até o norte da Califórnia. As temperaturas semanais ficaram pelo menos 3°C abaixo da média em partes das Planícies Altas do Norte e do Noroeste, enquanto em locais do Vale do Ohio e da região inferior dos Grandes Lagos, as temperaturas médias superaram os 5°C acima do normal.
Andamento das lavouras até o dia 05 de maio
Milho: O plantio atingiu 36% da safra nacional de milho, um atraso de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior e 3 pontos atrás da média dos últimos cinco anos. Avanços semanais de plantio de 10 pontos percentuais ou mais foram relatados em dez dos 18 estados avaliados. Em Iowa, 47% da área destinada ao milho foi plantada até o final da semana, 11 pontos percentuais atrás do ano passado e 6 pontos atrás da média. O progresso foi mais avançado na Carolina do Norte e no Texas, com 86% e 76% das áreas plantadas, respectivamente. Até a mesma data, 12% da área de milho do país havia emergido, dois pontos percentuais à frente do ano anterior e três pontos à frente da média.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Soja: Pelo menos 1/4 (25%) da área de soja do país foi plantada, 5% atrás do ano passado, mas 4% à frente da média de cinco anos. Avanços semanais de plantio de 10% ou mais foram relatados em nove dos 18 estados avaliados. O progresso foi mais adiantado no Mississippi e no Arkansas, com 67% e 65% das áreas plantadas, respectivamente. Ao menos 9%da área de soja do país havia emergido, 2% à frente do ano anterior e 5% acima da média de 5 anos.
Trigo de inverno: 43% dda safra de trigo de inverno do país estava espigada, 9% à frente do ano passado e 11 pontos à frente da média dos últimos cinco anos. Na mesma data, 50% da safra de trigo de inverno de 2024 foi classificada em condição boa a excelente, um ponto percentual acima da semana anterior e 20% melhor do que ano passado. No Kansas, o maior estado produtor de trigo de inverno, 32% da safra foi classificada em condição boa a excelente.
Algodão: Nacionalmente, 24% da safra de algodão foi plantada, 4% à frente do ano anterior e da média dos últimos cinco anos. Avanços semanais de plantio de 10% ou mais foram relatados em 12 dos 15 estados avaliados. O progresso foi mais adiantado no Arizona e na Califórnia, com 77% e 65% plantados, respectivamente.
Fonte: agrolink