EUA: Soja e milho atrasados


O panorama climático recente nos Estados Unidos, conforme divulgado pelo boletim semanal de clima e lavouras do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), destaca um período de condições de tempo adverso que afetaram diretamente as práticas agrícolas em diversas regiões do país.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Especificamente, um tornado de categoria EF-3, com ventos sustentados na ordem dos 219–266 km/h, foi responsável por uma fatalidade no condado de Pottawatomie, Kansas, no dia 30 de abril.

Além disso, dias consecutivos de tempestades, especialmente em 28 e 30 de abril e nos dias 1, 2 e 3 de maio, registraram mais de dez tornados, com base em relatórios preliminares. Estas tempestades também provocaram inundações significativas e chuvas torrenciais, acumulando mais de 250 mm em algumas áreas do leste do Texas.

Enquanto isso, um volume considerável de chuva, entre 50 a 100 mm, foi registrado desde as Planícies orientais até o Vale do Mississippi, com acumulações esparsas dessa magnitude estendendo-se até a região dos Grandes Lagos e o Vale do Tennessee. Em contrapartida, regiões como a costa do Atlântico e as Planícies Altas, bem como o Sudoeste, enfrentaram períodos de escassez de chuvas.

Ao final da semana, uma precipitação intensa começou a afetar o Noroeste dos EUA, com registros significativos de chuva alcançando até o norte da Califórnia. As temperaturas semanais ficaram pelo menos  3°C abaixo da média em partes das Planícies Altas do Norte e do Noroeste, enquanto em locais do Vale do Ohio e da região inferior dos Grandes Lagos, as temperaturas médias superaram os 5°C acima do normal.

 

Andamento das lavouras até o dia 05 de maio

Milho: O plantio atingiu 36% da safra nacional de milho, um atraso de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior e 3 pontos atrás da média dos últimos cinco anos. Avanços semanais de plantio de 10 pontos percentuais ou mais foram relatados em dez dos 18 estados avaliados. Em Iowa, 47% da área destinada ao milho foi plantada até o final da semana, 11 pontos percentuais atrás do ano passado e 6 pontos atrás da média. O progresso foi mais avançado na Carolina do Norte e no Texas, com 86% e 76% das áreas plantadas, respectivamente. Até a mesma data, 12% da área de milho do país havia emergido, dois pontos percentuais à frente do ano anterior e três pontos à frente da média.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Soja: Pelo menos 1/4 (25%) da área de soja do país foi plantada, 5% atrás do ano passado, mas 4% à frente da média de cinco anos. Avanços semanais de plantio de 10% ou mais foram relatados em nove dos 18 estados avaliados. O progresso foi mais adiantado no Mississippi e no Arkansas, com 67% e 65% das áreas plantadas, respectivamente. Ao menos 9%da área de soja do país havia emergido, 2% à frente do ano anterior e 5% acima da média de 5 anos.

Trigo de inverno: 43% dda safra de trigo de inverno do país estava espigada, 9% à frente do ano passado e 11 pontos à frente da média dos últimos cinco anos. Na mesma data, 50% da safra de trigo de inverno de 2024 foi classificada em condição boa a excelente, um ponto percentual acima da semana anterior e 20% melhor do que ano passado. No Kansas, o maior estado produtor de trigo de inverno, 32% da safra foi classificada em condição boa a excelente.

Algodão: Nacionalmente, 24% da safra de algodão foi plantada, 4% à frente do ano anterior e da média dos últimos cinco anos. Avanços semanais de plantio de 10% ou mais foram relatados em 12 dos 15 estados avaliados. O progresso foi mais adiantado no Arizona e na Califórnia, com 77% e 65% plantados, respectivamente.

Fonte: agrolink

Anteriores Decisão da Índia sobre retomada das exportações de açúcar está distante, diz autoridade
Próxima Advogada é indiciada por orientar testemunha a acusar delegado de t0rtur4