As chuvas que inundaram partes das planícies este mês adicionaram umidade crucial a uma difícil safra de trigo vermelho de inverno, que estava se preparando para se recuperar de anos consecutivos de seca. No entanto, nem todas as áreas compartilharam igualmente da tão esperada precipitação. Essa disparidade significa que o estresse hídrico será mais evidente em áreas selecionadas. Além disso, é provável que outros problemas nas culturas, como danos por congelamento, doenças e vírus, se tornem evidentes, resultando em uma colheita altamente variável.
Mais informações serão divulgadas no Kansas, o principal estado produtor de trigo vermelho duro de inverno, de 14 a 16 de maio, quando observadores de toda a cadeia de valor do trigo, da academia, do governo e da mídia percorrerão o Estado do Girassol no passeio anual de trigo de inverno do Conselho de Qualidade do Trigo.
As doenças foliares chamadas ferrugem da folha e ferrugem listrada afetam a saúde geral da planta do trigo. A ferrugem listrada foi observada em plantas de trigo em 35 condados do Kansas este ano, disse a K-State Research and Extension esta semana. Quando a ferrugem aparece na folha bandeira de uma planta de trigo, é uma indicação de que a saúde geral da planta está comprometida. Em vez de uma planta alta, saudável e verde usando a fotossíntese para maximizar o preenchimento da cabeça, a ferrugem deteriora a folha bandeira principal, que não consegue absorver a luz solar e os nutrientes para preencher a cabeça e maximizar o preenchimento da cabeça em todo o seu potencial.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Conversas entre agrônomos indicaram que o vírus do mosaico da estria do trigo está presente em algumas das áreas de produção do sudoeste. O mosaico de listras de trigo limita o potencial de rendimento e dá às plantas uma aparência amarelada e doentia e bloqueia o desenvolvimento da cabeça do trigo. É transportado por ácaros do trigo, às vezes presentes no trigo voluntário que cresce antes do campo ser realmente semeado. Isso pode afetar o trigo durante as fases de desenvolvimento e depois tornar-se um vetor exacerbado pelas condições de seca e pelos ventos do sul que infectam uma área mais ampla.
Fonte: agrolink