De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (15/08) pela Emater/RS-Ascar, as variedades de pêssego nas regiões administrativas estão em diferentes estágios de desenvolvimento, com os produtores dedicando-se a adubação e tratamentos fitossanitários.
Na região de Caxias do Sul, as variedades precoces PS do Cedo e BRS Kampai estão no início do desenvolvimento dos frutos e se aproximam do raleio. Já as variedades de ciclo médio, como Chimarrita e BRS Fascínio, estão na fase de queda de pétalas e sépalas, iniciando a frutificação. A variedade PS do Tarde está em plena floração, enquanto as variedades tardias, como Eragil e Barbosa, estão começando a florir. Com a poda de inverno concluída, os produtores estão focados na adubação de início de ciclo e em tratamentos fitossanitários para controle de podridão-parda e crespeira.
Em Pelotas, algumas cultivares de pêssego para indústria, com floração mais precoce, estão passando pela fase de queda das pétalas e iniciando o desenvolvimento dos frutos, enquanto outras variedades permanecem em plena floração. Os produtores estão realizando tratamentos específicos para a floração e a adubação dos pomares.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Na região de Santa Rosa, a frutificação precoce em algumas variedades foi afetada por geadas recentes, resultando em perdas na produção. A maioria dos pomares já completou as podas e tratamentos fitossanitários de inverno. Os produtores estão realizando a implantação e substituição de mudas de frutíferas e ampliando pomares com novas mudas. Em diversos municípios, a entrega das mudas encomendadas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar está em andamento.
Na região de Soledade, a brotação das variedades mais precoces está iniciando, enquanto a poda de frutificação para variedades medianas e tardias continua, acompanhada da poda de inverno, também conhecida como “poda seca”.
Fonte: agrolink