Desafios e caminhos para inovar no Brasil


Segundo Pompeo Scola, administrador, psicólogo e CEO da aceleradora Cyklo Agrictech, empreender e inovar no Brasil é uma tarefa complexa, especialmente frente aos desafios de um cenário em transformação constante (Scola, 2024). Ele argumenta que os modelos e ferramentas de apoio ao empreendedorismo, desenvolvidos nas últimas quatro décadas, vêm perdendo eficácia. 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

“O primeiro passo é saber onde buscar boas oportunidades de inovação. Se for um projeto que será iniciado do zero, como inovação aberta ou uma startup, é importante focalizar em áreas pouco exploradas como o agronegócio, qualidade de vida, ESG (Ambiental, Social e Governança) ou sustentabilidade. Que são frentes onde se tem grandes oportunidades para desenvolvimento. Agora, se for uma inovação incremental, ou seja, dentro de um negócio já existente, é preciso olhar detalhadamente os processos da empresa, principalmente os que se relacionam com clientes e fornecedores. Considerar tempo, custo envolvido, quantidade de pessoas, nível de satisfação e volume, que como indicadores podem ajudar a encontrar boas oportunidades”

Além disso, o aumento das informações digitais e do uso de big data amplia as possibilidades de inovação, oferecendo um campo fértil para novos negócios baseados em dados, altamente atrativos para empresas e órgãos de pesquisa. Ele destaca que a inovação precisa se alinhar aos interesses do cliente e do mercado, priorizando escalabilidade e relevância da solução, fatores que aumentam as chances de sucesso do projeto.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

A fase de aceleração e captação de investimento exige cautela: Scola alerta que o mercado está menos disposto a financiar projetos que queimam caixa sem estratégia de retorno clara, especialmente em mercados saturados (os “oceanos vermelhos”). Uma abordagem eficiente seria adotar custos variáveis, como profissionais em tempo parcial, para otimizar o retorno do investimento.

“Estes são alguns dos muitos pontos que passam a inovação e seus projetos e que devem estar no radar de todo bom empreendedor, esteja ele começando ou em pleno crescimento ou consagrado. Buscar conhecimento e orientação é sempre o melhor caminho para o sucesso na inovação”, conclui.
 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores Safra atual de soja se assemelha ao ciclo produtivo 2020/21 e preocupa os produtores
Próxima Censo 2022: Belém e Manaus têm mais da metade da população em favelas