Teve início, na manhã desta quarta-feira (27), o seminário interno sobre avaliação e desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é proporcionar um espaço para que docentes, discentes e egressos tenham debates e reflexões sobre a evolução do Programa frente às necessidades da sociedade e a avaliação da Capes.
Presente na abertura do evento, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, falou sobre as contribuições do PPGE para a Educação de Mato Grosso e sobre os avanços da Pós-Graduação na Instituição. “A UFMT tem trabalhado bastante na pós-graduação nos últimos seis anos e, na avaliação mais recente, tivemos um aumento significativo na avaliação e quase todos os programas. Agora, precisamos juntar esforços para continuar desenvolvendo essa área e alcançar conceitos ainda maiores”, disse.
De maneira similar, o professor ngelo Ricardo de Souza, coordenador da área de Educação da Capes e principal palestrante do evento, também defendeu o papel dos Programas em Educação para o país. “Esses programas são fundamentais para a Formação de professores e pesquisadores tanto para o mundo acadêmico, de ensino superior, mas também para a formação de professores de educação básica e de outros ambientes formativos”, acrescentou.
Atualmente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) conta com 49 áreas avaliativas, sendo Educação a terceira maior, com quase 200 programas espalhados por todo o território nacional. Apesar disso, Angelo de Souza acredita que ainda há mais possibilidades de crescimento, principalmente buscando a interiorização dos Programas no território.
Sobre o evento, a coordenadora do PPGE, professora Tereza Fernandes, explicou ainda que os debates devem acontecer ao redor de três pilares: o programa, a formação que ele oferece e o impacto disso na sociedade; e, por isso, da participação de diferentes setores.
“Queremos abrir aquilo que é uma avaliação interna, para que a comunidade que participa do PPGE possa entender as nossas potencialidades e fragilidades e, assim, trabalhar juntos para alcançar novos patamares”, disse.
Neste sentido, o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, professor Jackson Resende, elogiou a iniciativa do PPGE. “Este é um programa que está sempre na vanguarda da nossa pós-graduação e eles trazem essa discussão que é muito importante sobre avaliação e desenvolvimento, ainda com a participação da maior autoridade da área de avaliação da Capes, que é o professor ngelo de Souza”, concluiu.
O evento segue uma programação presencial até a quinta-feira (28) e, depois, uma programação estendida com oficinas e lives até dezembro deste ano, disponível na página do Programa.
Também participaram da mesa de abertura o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor Adelmo Carvalho da Silva; e a Diretora do Instituto de Educação, professora Rute Cristina Domingos da Palma.
O evento contou, ainda, com a participação do grupo UFMT em Cordas, para uma apresentação cultural durante a abertura.
Fonte: ufmt