A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está realizando nesta semana visitas técnicas nos municípios do Acre e do Maranhão, como parte da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio). O objetivo é esclarecer as mudanças nos preços de subvenção para a safra de 2024, tirar dúvidas sobre o acesso à Política e coletar depoimentos sobre as principais dificuldades enfrentadas em 2023.
No Acre, as visitas ocorrem nos municípios de Xapuri, Brasileia e Assis Brasil, focadas na borracha natural. A Conab conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No Maranhão, as visitas se concentram em Zé Doca, São Luiz Gonzaga, Igarapé Grande e Penalva, todas relacionadas à amêndoa de babaçu.
A PGPMBio garante um preço mínimo para produtos extrativistas que contribuem para a conservação dos biomas brasileiros. Entre os produtos contemplados estão açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu. A Política visa fomentar a conservação do meio ambiente e reduzir o desmatamento, contribuindo para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Além disso, ela garante renda às populações que utilizam conhecimentos e práticas tradicionais para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink