Como identificar a brusone no trigo?


De acordo com a engenheira agrônoma Bruna Rohrig, em uma publicação no Blog da Aegro, a brusone é uma doença que afeta especialmente cereais de inverno, como trigo, cevada, centeio e triticale. A doença é mais prevalente em regiões com temperaturas relativamente mais altas durante o inverno, como no Centro-Oeste e norte do Paraná, quando comparadas a áreas mais frias como o Rio Grande do Sul.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

A brusone pode reduzir significativamente a qualidade dos grãos, deixando-os deformados, chochos e de baixo peso. Essa alteração afeta diretamente o preço de comercialização do cereal, devido à redução do peso do hectolitro (PH), fator crucial para os produtores.

Causada pelo fungo Pyricularia oryzae (também conhecido como Magnaporthe oryzae quando em estágio de reprodução sexuada), a brusone é uma doença especialmente danosa no período reprodutivo da planta, podendo ser facilmente confundida com a giberela. Por isso, é fundamental que produtores e técnicos saibam distinguir entre essas duas doenças.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

A brusone foi registrada pela primeira vez no Brasil na década de 1980, no Estado do Paraná, e desde então se espalhou para diversas regiões produtoras, incluindo Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e outros países da América do Sul.

A doença é mais comum em regiões com temperaturas acima de 20ºC e alta umidade, sendo necessária pelo menos 10 horas de molhamento foliar para que a infecção se desenvolva. Seus sintomas incluem descoloração das espigas, lesões nas folhas e espigas, e manchas com bordas escurecidas. Em alguns casos, pequenas lesões de cor marrom podem aparecer nas plantas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores Ibovespa fecha em alta com Carrefour Brasil e TIM em destaque
Próxima Infraero pode descontar R$ 17 mil de advogada após erro em salário