Como está a cevada cervejeira no RS?


No Rio Grande do Sul, a projeção inicial de cultivo de cevada é de 34.429 hectares. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (11/07) pela Emater/RS-Ascar, as lavouras estão em desenvolvimento inicial.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, dos 12.460 hectares previstos, 98% já foram plantados. Desses, 85% encontram-se em desenvolvimento vegetativo e 15% em fase de germinação. As lavouras apresentam desenvolvimento satisfatório.

Na região de Frederico Westphalen, os 1.460 hectares destinados à cultura nesta safra estão em fase vegetativa e também apresentam desenvolvimento satisfatório. A expectativa atual de produtividade é de 2.969 kg/ha, próximo da inicial, que era de 2.890 kg/ha. As condições edafoclimáticas favoreceram a adubação nitrogenada em cobertura, que foi realizada na maior parte das áreas. Os trabalhos estão concentrados no controle de doenças, especialmente manchas foliares e ferrugem, que apresentam altos índices de incidência na região.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Na região de Ijuí, a cevada encontra-se em estádio de perfilhamento, com boa densidade de plantas. As condições climáticas de baixa luminosidade são adversas para o desenvolvimento da cultura. Contudo, a umidade no solo permitiu a aplicação de adubação nitrogenada em cobertura e o controle das plantas daninhas.

Na região de Soledade, as lavouras apresentam bom estabelecimento, e os tratos culturais começam a ser realizados. O desempenho vegetativo está limitado devido ao tempo encoberto e úmido, porém há potencial de recuperação se ocorrerem dias ensolarados.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

A cotação média para cevada cervejeira na região de Erechim é de R$ 80,00 por saca de 60 quilos, enquanto na região de Frederico Westphalen, o valor é de R$ 87,00 por saca.

Fonte: agrolink

Anteriores Em semana decisiva, FPA debate Reforma Tributária e Plano Safra 2024/2025
Próxima Luto na advocacia: M0rr3, aos 104 anos, o advogado Hermano de Villemor Amaral