Segundo o Boletim Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (21), a safra de azeitonas no Rio Grande do Sul se aproxima do início da colheita, previsto para a última semana de fevereiro.
Na região de Bagé, os olivicultores precisaram recorrer à irrigação no fim de janeiro devido à estiagem, que causou murcha de frutos e folhas. No entanto, a melhora no clima ajudou na polinização e na recuperação das plantas, o que indica uma safra superior à do ano passado. As cultivares Koroneiki e Arbequina se destacam pelo bom desenvolvimento e produtividade.
Em Caçapava do Sul, a colheita deve começar nas próximas semanas, apesar do estresse hídrico severo registrado em algumas áreas. Já na região de Santa Maria, em Cachoeira do Sul, a expectativa de produção é menor do que no ano passado, com uma perda estimada de 15% na produtividade.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink