Clima impulsiona safra de soja no Brasil


De acordo com o Weekly Weather and Crop Bulletin do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta terça-feira (5), as chuvas sazonais mantiveram uma perspectiva favorável para a soja e outras culturas emergentes de verão no centro e nordeste do Brasil. Precipitações entre 10 e 100 mm beneficiaram regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e áreas orientais de Minas Gerais, oeste da Bahia e Tocantins. As altas temperaturas, com máximas nos 30°C em várias regiões, aceleraram a germinação, mas também elevaram as perdas por evaporação.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Em Mato Grosso, o plantio de soja chegou a 80% em 1º de novembro, avançando 24 pontos percentuais em uma semana e alinhando-se à média de cinco anos após um início lento devido ao atraso das chuvas. No sul, as chuvas diminuíram em relação à semana anterior, com precipitações de menos de 10 mm, enquanto temperaturas elevadas favoreceram a secagem do trigo e a rápida germinação de grãos de verão.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

No Paraná, a colheita do trigo estava em 91% até 28 de outubro, com 97% do milho e 74% da soja de primeira safra plantados. No Rio Grande do Sul, os índices de plantio chegaram a 74% para o milho e 10% para a soja, enquanto 48% do trigo já foi colhido até o final de outubro.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores Grãos: Safra 24/25 promete novo recorde e acirra debate sobre desafios e oportunidades para o agro no Brasil
Próxima Inverno na Europa pode ser mais duro devido às interrupções de abastecimento de gás no mercado