Aproximadamente 180 produtores participaram de mais uma edição do Citros em Foco, que aconteceu no município de Jales (SP) na última quarta-feira (21). O evento serviu para reforçar a necessidade da erradicação de plantas com greening, com o objetivo de manter uma baixa incidência da doença.
Uma das palestras foi conduzida pelo engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Éder José Cardoso. Ele explica que o evento foi uma oportunidade para os citricultores terem mais informações sobre o manejo do greening. “Aqui é uma região em que temos índices baixos da doença, e que podemos implementar uma citricultura que pode ser conduzida de maneira diferente, em que o fator principal seja a eliminação de plantas doentes, além do controle do inseto vetor”, ressalta Cardoso.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
O engenheiro-agrônomo também reforça que para que a região continue com uma incidência baixa de greening é preciso erradicar plantas doentes. “O mercado hoje é muito favorável para a laranja e, por esse motivo, às vezes o produtor deixa de erradicar plantas pensando na produtividade, e isso pode ser extremamente perigoso quando a gente pensa no futuro do pomar”, reforça.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });
O evento também contou com uma palestra do pesquisador da Embrapa Mandioca Fruticultura Eduardo Augusto Girardi, que falou um pouco sobre as variedades de porta-enxerto na citricultura.
Fonte: agrolink