A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está oficialmente estabelecida, segundo monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia. De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, as chuvas persistentes nas regiões Centro-Oeste e Sudeste devem desacelerar o plantio da soja nos próximos dias, mesmo após o avanço significativo registrado nos últimos boletins da Conab.
Apesar de algumas limitações no andamento das operações de campo, as precipitações são positivas para a reposição da umidade no solo. O desafio será intensificar o monitoramento fitossanitário, já que a maior umidade pode aumentar a incidência de doenças. Além disso, com menos radiação solar e temperaturas mais amenas, o desenvolvimento das plantas tende a desacelerar.
Nesta quarta-feira, o clima será marcado por chuvas em pontos estratégicos. A previsão é de volumes entre 20 e 40 mm em áreas que incluem o norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, sul do Pará, sudoeste e sul da Bahia, além de algumas regiões do Tocantins. No entanto, há alerta para pancadas mais fortes, com acumulados acima de 50 mm, especialmente na faixa norte de MG, centro de GO e leste de MT.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Nas regiões Nordeste e Sul, a influência de uma massa de ar seco mantém o tempo firme na maior parte das áreas, como interior da Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará. Esse clima seco pode prejudicar a semeadura da safra 2024/25 em algumas áreas do Nordeste.
No Sul do Brasil, grande parte do interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terá predomínio de sol. No entanto, há previsão de chuvas pontuais e moderadas no litoral de SC e SP devido à umidade vinda do oceano, com acumulados na casa dos 15 mm no leste catarinense. Em regiões do interior do Paraná e Mato Grosso do Sul, não se descarta a possibilidade de temporais isolados.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });
A configuração da ZCAS mantém a expectativa de chuvas abrangentes nos próximos dias, beneficiando culturas como a soja e o milho no Centro-Oeste e Sudeste. Contudo, o produtor deve estar atento às janelas de tempo firme para otimizar o plantio e prevenir perdas.
Fonte: agrolink