O cenário climático desafiador na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé está afetando o trabalho das abelhas e, consequentemente, a produção de mel. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (18/04) pela Emater/RS-Ascar, as chuvas volumosas e os dias nublados têm reduzido consideravelmente a oferta de floradas, impactando os apicultores da região.
Em Bagé, os apicultores enfrentam dificuldades com o trabalho das abelhas devido aos muitos dias nublados e às chuvas volumosas, resultando em uma oferta reduzida de floradas. A colheita do mel está sendo finalizada, porém, as condições climáticas adversas também têm afetado negativamente esse processo.
Na região de Caxias do Sul, a escassez de floradas nesta época do ano tem diminuído o fluxo de néctar para as colmeias, afetando a postura das rainhas e a população dos enxames. Em Erechim, embora as colmeias apresentem bom movimento de abelhas, a produtividade está abaixo da média devido ao excesso de chuvas na primavera.
Em Ijuí, os apicultores estão preparando os enxames para o inverno, devido à diminuição dos enxames e das reservas de alimentos. Já em Passo Fundo, não foram relatados problemas sanitários nos apiários, e os preços do mel no varejo aumentaram devido à escassez na safra atual.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Na região de Pelotas, a colheita do mel está em andamento em diferentes municípios, com produtividade variada. Em Canguçu, a comercialização está paralisada devido à redução dos preços, enquanto em Cerrito a média de produção está muito baixa. Em Rio Grande e Pelotas, a projeção para a safra de outono é positiva.
Em Porto Alegre, a quantidade de néctar disponível foi suficiente apenas para recuperar as colmeias mais robustas, enquanto as mais fracas não apresentaram produção significativa. Na região de Santa Rosa, os apicultores observam uma redução considerável na captura de enxames, atribuída ao término da época ideal para essa atividade.
Em Soledade, o tempo chuvoso e úmido está prejudicando a coleta de pólen e néctar, atrasando a produção de mel das colmeias.
Fonte: agrolink