De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (04/07) pela Emater/RS-Ascar, a estimativa de cultivo de aveia branca no Rio Grande do Sul para 2024 é de 365.590 hectares. A implantação da cultura foi finalizada, embora com atraso devido à recorrência de chuvas e falta de sol. No entanto, essa situação não deve impactar os tetos produtivos.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, os 11 mil hectares previstos para a cultura já estão implantados, e as lavouras estão no início do desenvolvimento vegetativo. Em Frederico Westphalen, a semeadura foi concluída, com cerca de 70% das lavouras nos estádios de germinação e desenvolvimento vegetativo, 20% em florescimento e 10% em enchimento de grãos. As baixas temperaturas dos últimos dias reduziram a infestação de pulgões, mas a incidência de ferrugem continua preocupante em muitas lavouras, especialmente nas mais adiantadas.
Em Ijuí, a previsão de área cultivada é de 103.960 hectares. As plantas estão se recuperando, com emissão de folhas novas sadias, apesar das folhas basais apresentarem coloração verde-amarelada e manchas foliares. Os produtores estão realizando tratamentos fúngicos nas áreas em estádio de emborrachamento. As lavouras mais prejudicadas pelas fortes chuvas de final de maio e início de junho estão sendo direcionadas para cobertura de solo, com os produtores desistindo da produção de grãos e reduzindo os tratamentos fitossanitários.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Na região de Santa Rosa, a estimativa é de 47.570 hectares cultivados. A aplicação de fertilizantes nitrogenados foi cancelada devido à ausência de chuvas previstas. Apesar disso, a cultura apresenta bom desenvolvimento, embora tenha sofrido danos nas folhas baixeiras e nas pontas das folhas superiores por estresse causado por temperaturas elevadas em períodos anteriores. Em Soledade, o plantio foi concluído, com uma estimativa de 36.300 hectares cultivados. Comercialização (saca de 60 quilos), o preço médio da aveia branca destinada à indústria na região de Ijuí foi de R$ 70,00 por saca.
Fonte: agrolink