Carros chineses disparam nas buscas no Brasil; veja os mais procurados


A busca por carros novos de marcas chinesas cresceu 220% entre 2021 e 2023 no site da Webmotors, um dos maiores portais de vendas e compras de veículos online do Brasil. O estudo aponta também um aumento de 111% nas buscas por modelos seminovos com origem do país asiático neste intervalo de dois anos. Vale lembrar que a chinesa BYD já está entre as dez fabricantes que mais vendem carros no Brasil em 2024.

De acordo com o Webmotors Autoinsights, no ranking dos carros chineses novos mais pesquisados no marketplace, a Caoa Chery aparece nos primeiros dois lugares com Tiggo 7 Pro e Tiggo 5X. Em terceiro está o BYD Dolphin, que é o carro elétrico mais vendido do Brasil e eleito o Carro do Ano 2024 da Autoesporte. Entre os seminovos, a Caoa Chery lidera novamente, desta vez com as três primeiras posições: Tiggo 7 Pro (1°), Tiggo 5X (2°) e Tiggo 8 (3°).

Vale ressaltar que o estudo não revela o número de buscas, apenas o ranking. Confira:

“O comportamento dos nossos usuários sinaliza uma curiosidade e aceitação cada vez maiores dos modelos chineses no mercado automotivo brasileiro atrelada, principalmente, pelo crescimento dos veículos híbridos e elétricos na preferência e no interesse dos consumidores, uma vez que essas marcas se destacam por oferecer um portfólio eletrificado no país”, afirma Natalia Spigai, CMO da Webmotors.

Apesar de a Caoa Chery ser a mais pesquisada, a BYD é a mais vendida entre os carros novos. Com o nome oficial de Build Your Dreams, a empresa chinesa está no Brasil desde 2015. No entanto, foi só a partir de 2022 que começou a vender carros no país. Antes, a chinesa trabalhava apenas com fábricas de montagem de ônibus elétricos e com a produção de módulos fotovoltaicos em Campinas (SP).

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De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 14.922 carros da BYD emplacados somente em 2024, no acumulado até o mês de março. Com estes números, a fabricante já vende mais carros no Brasil do que Ford, Ram, Peugeot e Citroën, por exemplo. Como já mencionado, o líder é o Dolphin (5.332), seguido de Song Plus (4.870) e Dolphin Mini (2.494).

E há grandes chances da BYD crescer ainda mais no mercado depois da sua chegada oficial no Brasil. A gigante chinesa deu o pontapé inicial nas obras de sua nova fábrica em Camaçari (BA). Com investimento de R$ 3 bilhões, quatro veículos sairão das linhas de montagem: os elétricos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Plus e o híbrido Song Plus — este último já com motorização flex.

Em um primeiro momento, até o último trimestre de 2024, os carros serão apenas montados no Brasil com peças oriundas da China. A partir de 2025, a BYD começa a efetivamente fabricar os automóveis por aqui e iniciar o plano de nacionalização, que tem previsão de duração de cinco anos e atingir o índice de 70% de insumos nacionais — incluindo até as baterias de lítio.

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Fonte: direitonews

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