A captação de leite no Brasil registrou uma queda de 6,16% no segundo trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior, de acordo com a análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e dados do IBGE. O volume total captado no período somou 5,83 bilhões de litros. A principal responsável por essa redução foi a região Sul, que sofreu uma retração de 5,30%, sendo puxada principalmente pelo Rio Grande do Sul, onde as enchentes resultaram em uma queda de 10,08% no volume captado em relação ao primeiro trimestre de 2024.
Segundo a análise, na região Centro-Oeste, a entrada do período seco também impactou a produção, com uma queda de 10,77%, resultando em um total de 0,62 bilhão de litros captados. Mato Grosso do Sul e Mato Grosso lideraram as retrações, com reduções de 23,21% e 18,43%, respectivamente.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Para o terceiro trimestre de 2024, a continuidade do período seco na região Centro-Oeste pode continuar a limitar a captação de leite, enquanto as pastagens de inverno na região Sul devem proporcionar uma recuperação, sustentando um leve aumento na captação a nível nacional, conforme os dados do Imea.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink