BRICS reforça cooperação agrícola sustentável


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, abriu nesta quinta-feira (17), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura (AWG) do BRICS. O encontro, coordenado pelo Mapa, reuniu representantes dos 11 países do bloco – incluindo novas adesões como Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes – com foco na promoção de práticas agrícolas sustentáveis e no fortalecimento da segurança alimentar global.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Com cerca de 30% das terras agrícolas e metade da população mundial, os países do BRICS são responsáveis por 80% da produção global de alimentos em valor, sustentada majoritariamente pela agricultura familiar. Fávaro destacou a responsabilidade do bloco em liderar a transição para uma produção agropecuária sustentável, justa e inovadora, com foco nas demandas do Sul Global.

Durante o encontro, os ministros firmaram a nova Declaração Ministerial de Agricultura do BRICS, com compromissos em áreas estratégicas como segurança alimentar e nutricional, valorização da agricultura familiar, restauração de terras degradadas, pesca sustentável, inclusão de mulheres e jovens no campo, inovação tecnológica e facilitação do comércio com certificação eletrônica.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Também foi iniciado o processo de elaboração do Plano de Ação 2025-2028, que definirá as diretrizes para a cooperação agrícola do bloco nos próximos anos. Ao encerrar a reunião, Fávaro convidou os países a participarem da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA), reforçando a integração entre agricultura, clima e desenvolvimento sustentável.
 

Fonte: agrolink

Anteriores Inmet: Feriado deve ter chuva e queda de temperatura no Centro-Sul do Brasil
Próxima Entidades trabalhistas anunciam mobilização nacional em defesa da justiça do trabalho após decisão de ministro do STF