O cientista Rattan Lal, renomado especialista em ciências do solo e Embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), afirmou em uma reunião do G20 que a agricultura deve desempenhar um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas e na criação de soluções para os desafios ambientais globais.
Além disso, a agricultura deve garantir a segurança alimentar e nutricional mundial e contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O G20, que reúne as maiores economias do mundo e serve como principal fórum de cooperação econômica, social e política global, está sob a presidência do Brasil este ano. O grupo inclui também Argentina, Canadá, Estados Unidos e México.
O IICA, reconhecido por sua liderança na promoção da agricultura sustentável e produtiva no Hemisfério Ocidental, foi convidado a participar do encontro de líderes científicos agrícolas (MACS) em Brasília. Este grupo, vinculado ao G20, reúne ministros e altos funcionários de agricultura, juntamente com organizações de pesquisa e cooperação técnica, para discutir o futuro do setor agrícola, compartilhar informações sobre recursos, capacidades e infraestruturas agrícolas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
O IICA foi convidado pela presidência brasileira a participar das reuniões da Iniciativa Global sobre Economia do G20, que têm como missão acordar os Princípios de Alto Nível sobre Bioeconomia a serem incluídos na Declaração do Rio, a ser adotada pelos Chefes de Estado e de Governo no final do ano. O professor Rattan Lal, líder da iniciativa Solos Vivos das Américas, representou o IICA junto com o Diretor de Cooperação Técnica, Muhammad Ibrahim, na reunião do MACS em Brasília. O encontro foi organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), com o apoio do Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, destacando o papel crucial da EMBRAPA no desenvolvimento tecnológico e no aumento da produtividade agrícola no país.
Fonte: agrolink