O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, poderá ser reaberto e retomar seus voos na segunda quinzena de dezembro deste ano. A projeção foi feita pelo ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. A projeção pode ser confirmada, caso os impactos dos alagamentos não sejam tão severos quanto o esperado
Apesar do otimismo, Pimenta alertou que, mesmo que a reativação ocorra em seis meses, o aeroporto não deve operar em sua capacidade total anterior à tragédia. “É uma prioridade acompanhar e fazer com que o aeroporto possa funcionar no menor tempo possível”, destacou o ministro. “É estratégico para a logística e economia do Estado”.
Durante a vistoria, a Fraport apresentou um cronograma detalhado sobre o início da limpeza das áreas afetadas. O processo de limpeza começou nesta segunda-feira, e os testes para avaliar o impacto da água na pista devem durar cerca de 45 dias. Além disso, a concessionária já acionou as seguradoras para examinarem as condições de operação, buscando acelerar os procedimentos necessários para a retomada das atividades.
Fonte: agrolink