Ação das culturas de cobertura


Ao selecionar culturas de cobertura para cada plantio, é essencial avaliar os principais benefícios que essa prática proporciona. Especialistas alemães recomendam considerar aspectos específicos ao cultivar beterraba sacarina. Klaus Strotmann, especialista agrícola do portal Agrarheute, explica que algumas culturas de cobertura ganham destaque, especialmente para novas variedades de beterraba sacarina. 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

De acordo com o Serviço Alemão de Informação Agrícola sobre Beterraba Açucareira (LIZ), a higiene do solo é fundamental, com o objetivo de reduzir os nematóides por meio de plantas fitossanitárias. Essas culturas auxiliam na melhoria da estrutura do solo, na formação de húmus e no enriquecimento de nutrientes.

Os especialistas ressaltam que as novas variedades de beterraba sacarina são mais vulneráveis à reprodução acelerada de nematóides prejudiciais, em comparação às variedades antigas. Portanto, segundo o LIZ, o efeito de controle de nematóides, obtido com o plantio de rabanete e mostarda, é cada vez mais relevante. Além disso, o plantio antecipado dessas culturas permite que as raízes se aprofundem no solo e produzam substâncias que ajudam a controlar os nematóides.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

No que diz respeito aos fertilizantes, se a meta é reduzir o uso de insumos minerais ou orgânicos, como esterco ou composto, recomenda-se misturar mostarda ou rabanete com leguminosas, como a ervilha, que favorece a fixação de nitrogênio. Para maximizar os resultados, o plantio precoce e a rotação de culturas devem ser sempre considerados, a fim de otimizar os benefícios fitossanitários das culturas de cobertura.
 

Fonte: agrolink

Anteriores Ibrafe: Aumenta volume de lotes de Feijão de 2023
Próxima Stalking processual pode virar cr1m3; entenda a proposta na Câmara