F1: É hora da despedida! Curiosidades sobre a última etapa, o GP de Abu Dhabi


É chegada a hora de se despedir da temporada 2022 da Fórmula 1! Aquela que foi a mais longa da história – e passou rápido demais – com 22 corridas, uma a menos do que o programado depois que a Rússia foi retirada do calendário pela guerra com a Ucrânia.

Mas antes que dê saudade, algumas curiosidades sobre a corrida deste fim de semana, a 22ª etapa da temporada, o Grande Prêmio de Abu Dhabi.

A F1 vai correr pela 14ª vez em Abu Dhabi, que fez sua estreia na Fórmula 1 em 2009 como a primeira corrida ao entardecer, com a largada ocorrendo ao pôr do sol. Cerca de 4.700 holofotes são usados para iluminar a pista na Yas Marina.

O GP de Abu Dhabi de 2021 foi a primeira corrida desde que algumas modificações foram feitas no layout da pista, alterando a distância da volta de 5.554 metros para 5.281. As principais mudanças foram a retirada da antiga chicane no início do segundo setor e o alargamento da curva fechada seguinte. As chicanes sinuosas no início do terceiro setor foram substituídas por uma curva longa e inclinada.

Semelhante a outras corridas crepusculares e noturnas do calendário, o TL1 e o TL3 acontecem durante o dia, enquanto o TL2, a qualificação e a corrida são noturnas ou ao entardecer. O comportamento dos pneus e do carro é diferente em temperaturas diurnas mais quentes, portanto, isso sempre é levado em consideração na configuração e nas estratégias da corrida.

Outra curiosidade, o GP de Abu Dhabi tem um pit lane único, com um túnel. Os pilotos passam por baixo da pista na saída do pit lane, retornando ao circuito no lado esquerdo da Curva 2. A saída dos boxes é um dos pontos cruciais da corrida.

Será a corrida número 200 de Lewis Hamilton com a Mercedes, o primeiro piloto a chegar a 200 corridas com o mesmo construtor. O heptacampeão foi quem mais venceu em Abu Dhabi com cinco triunfos, seguido por Sebastian Vettel com três e Max Verstappen, que venceu duas vezes na Yas Marina. Kimi Raikkonen, Nico Rosberg e Valtteri Bottas subiram uma vez cada no lugar mais alto do pódio.

Após o domingo, as equipes permanecerão em Abu Dhabi para o teste pós-temporada na terça-feira, 22 de novembro.

 

 

 

Anteriores Democratas pedem ao governo dos EUA que investigue a aquisição do Twitter por Musk
Próxima Justiça associa Rússia à queda do voo MH17 e condena 3 réus a prisão perpétua