Em parceria, Secretaria de Assistência Social e Empaer distribuem alimentos a famílias em vulnerabilidade


c727250b-992b-4b9e-b0ce-2c6a47b66cce

Assessoria |

Divulgação

Uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer)  está possibilitando a distribuição de alimentos a população e comunidades em situação de vulnerabilidade bem como a organização da sociedade civil .

Segundo a secretária, Fabiana Rizatti,  a parceria em Rondonópolis que iniciou em meados de setembro, já possibilitou a distribuição de 3,1 toneladas de gêneros alimentícios como verduras e legumes, entre eles alface, couve, cheiro verde, mandioca, maxixe, almeirão, cenoura, rabanete, agrião, além de pães e biscoitos.

Ainda conforme ela, a parceria que integra o Programa Alimenta Brasil do Governo Federal adquiri e distribui, via parceiros (instituições e prefeituras), alimentos e gêneros alimentícios à famílias de baixa renda por todo o Brasil.

O programa tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e adquirir itens destas famílias produtoras e promover a doação dos gêneros alimentícios a população. “Aqui na cidade as entregas ocorrem uma vez por semana e chega a quase 1.000 quilos de produtos, entre eles legumes, verduras, pães e biscoitos”, explicou Fabiana.

De acordo com a secretária, a Sempras  por intermédio dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), faz a identificação das comunidades em vulnerabilidade social e alimentar, e junto à parceira Empaer, faz a distribuição dos alimentos, fazendo-o chegar a quem realmente precisa.

A secretária explicou ainda a participação da Sempras na parceria, e reiterou que “o nosso propósito é sempre realizar as entregas para comunidades vulneráveis. Dessa forma nós já conseguimos entregar alimentos a famílias dos residenciais populares: Alfredo de Castro, Maria Amélia, Grupo de Idosos e entidades como Lar Cristão, Lar Samaritano , Casa Esperança, Lar dos Idosos, e Comunidade Jacob. O importante para nós é fortalecer esta cadeia dos pequenos produtores e promover a entrega para aqueles que mais necessitam. Essa é uma ação de mão dupla que fomenta a permanência das famílias no campo e beneficia a cidade com a distribuição da produção”, argumentou.

O QUE É O PROGRAMA ALIMENTA BRASIL (PAB)? 

É o principal programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar, por parte do Governo Federal. Basicamente ele compra a produção agrícola de famílias produtoras das pequenas propriedades e assentamentos e doa a comida para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional por intermédio de parceiros, como instituições e Prefeituras Brasil a fora. O PAB é coordenado pelo Ministério da Cidadania e executado em parceria com a Empaer, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) do Governo do Estado de Mato Grosso.

Anteriores Quem é Rishi Sunak, o novo primeiro-ministro do Reino Unido
Próxima Receita abre novo lote da malha fina: veja como consultar e quem receberá