Gelo da realeza: nova descoberta mostra o poder e a engenharia do antigo reino Baekje, na Coreia


O achado, encontrado em um sítio classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO, lança nova luz sobre o engenhoso sistema de infraestrutura real e as técnicas de preservação usadas pela elite coreana há mais de 1.400 anos.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NRICH, na sigla em inglês), a estrutura, chamada bingo (armazém de gelo), mede cerca de sete metros de comprimento por oito de largura, com 2,5 metros de profundidade.
Vista aérea do local da escavação - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2025

O depósito foi escavado diretamente na rocha e reforçado com blocos de pedra — uma técnica que, segundo os arqueólogos, ajudava a isolar o interior e evitar o derretimento do gelo.
Os pesquisadores também encontraram um vaso ritual enterrado sob a estrutura, contendo cinco antigas moedas chinesas. O objeto foi identificado como um jijingu, usado em cerimônias para apaziguar os espíritos da terra antes do início de grandes construções.
Segundo o instituto, a oferenda com moedas simbolizava prosperidade e proteção — um reflexo da religiosidade sincrética do Baekje, que mesclava crenças locais a influências chinesas e budistas.
Foto de 15 estátuas da Ilha de Páscoa. A maior estátua da ilha tem plataforma de 219 metros e pesa cerca de 92 toneladas - Sputnik Brasil, 1920, 08.10.2025

A fortaleza de Busosanseong, construída no século VI e situada a 106 metros de altitude, serviu como residência real e última linha de defesa do reino durante o período Sabi (538–660 d.C.).

“Esta descoberta demonstra a capacidade técnica e a organização hierárquica de Baekje. A continuação da nossa pesquisa em áreas adjacentes nos ajudará a reconstruir melhor a forma e a função concretas do palácio real do período Sabi”, destacou um porta-voz do instituto.

Fundado em 18 a.C., o reino de Baekje foi uma das Três Monarquias da Coreia, ao lado de Goguryeo e Silla. Reconhecido por sua arte, diplomacia e inovação, o Baekje foi um elo essencial entre a península coreana, a China e o Japão. O recém-descoberto depósito de gelo em Busosanseong reforça essa herança — um testemunho silencioso da habilidade de uma civilização que soube unir natureza, tecnologia e poder real.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Polícia mira influenciador em golpe do PIX de R$ 146 milhões
Próxima Custos do germânio atingem níveis recordes devido às restrições à exportação da China, diz mídia