Safra mundial de soja cresce com apoio do Brasil


A produção global de soja deverá alcançar 426,82 milhões de toneladas na safra 2025/26, segundo projeção divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A estimativa, apresentada na análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (19), representa um crescimento de 1,41% em relação ao ciclo anterior.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

O aumento é atribuído, principalmente, ao desempenho esperado do Brasil. O país deve produzir 175 milhões de toneladas, alta de 3,55% em comparação à safra 2024/25. “Esse avanço na produção brasileira compensa as quedas previstas para a Argentina e os Estados Unidos”, informou o Imea.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Do lado da demanda, a previsão é de que o consumo mundial de soja chegue a 424,05 milhões de toneladas, o que corresponde a um crescimento de 3,40%. Segundo o Imea, “o principal fator é o aumento no volume de esmagamento dos principais países consumidores, além da elevação nas importações chinesas”.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

A China deverá importar 108 milhões de toneladas na próxima temporada, alta de 3,70% em relação à safra anterior. Já os estoques finais globais foram estimados em 124,33 milhões de toneladas, representando um acréscimo de 0,94%.

Fonte: agrolink

Anteriores Cortes de cabos no Mar Vermelho afetam internet na Ásia e no Oriente Médio
Próxima Com fila de espera de mais de seis anos, pacientes passam por cirurgias ortopédicas