Oscilação climática afetou feijão no oeste de Santa Catarina


As chuvas registradas no final de abril em Santa Catarina impactaram a colheita do feijão na safra 2024/25, especialmente na região oeste do estado, segundo o 8º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (15). Apesar do clima, os trabalhos já foram concluídos.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

De acordo com a Conab, “as precipitações em volumes mais altos dificultaram o avanço das máquinas no campo, principalmente nas áreas mais tardias”. Essas regiões também enfrentaram instabilidades climáticas durante o ciclo da cultura, com a alternância de frentes frias e quentes, o que provocou variações entre períodos de chuva e estiagem.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

A irregularidade no clima interferiu parcialmente no desenvolvimento das lavouras, reduzindo o potencial produtivo em algumas localidades. Ainda assim, a produtividade média deve superar a da safra anterior. “Mesmo com as adversidades, o rendimento foi superior ao do último ciclo, e a qualidade do grão colhido foi considerada satisfatória”, destacou a Conab.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

O levantamento também apontou que as condições gerais da safra favoreceram a obtenção de um produto final com bom padrão comercial, o que pode contribuir para uma maior valorização no mercado interno.
 

Fonte: agrolink

Anteriores Um mês volátil para o café: arábica e robusta atingem máximas de 3 meses em agosto, avalia Hedgepoint
Próxima Comissão aprova projeto que proíbe a desapropriação de imóvel rural invadido para reforma agrária