Abate de bovinos cresce 6,29% em abril no Mato Grosso


De acordo com a análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na segunda-feira (12), o mês de abril de 2025 registrou o segundo maior volume de bovinos abatidos para o período em Mato Grosso. Ao todo, foram enviadas 581,48 mil cabeças para abate no estado, o que representa um aumento de 6,29% em relação a março.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

O abate de fêmeas foi o principal destaque, somando 330,36 mil cabeças, ou 56,81% do total processado no mês. Esse número representa um crescimento de 10,07% na comparação com março. Apesar disso, o Imea observa que, na comparação anual, a participação das fêmeas no abate segue em queda pelo terceiro mês consecutivo.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Segundo o instituto, esse movimento está relacionado à estratégia dos pecuaristas de manter matrizes nas propriedades visando ao período de monta. “A curto prazo, a expectativa é que os volumes de abate se mantenham firmes devido ao ajuste de lotação nas fazendas”, aponta o relatório.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Entretanto, o Imea projeta mudanças no cenário com a chegada do período seco. “Com a piora na qualidade das pastagens, a tendência é que o volume total, especialmente a participação de fêmeas, apresente recuo nos próximos meses”, conclui o boletim.

Fonte: agrolink

Anteriores Suínos/Cepea: Preços fecham agosto em alta
Próxima Casal é c0ndenad0 a mais de 200 anos por 4bus0s e m4us-tr4t0s contra crianças em SC