Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultura familiar e garante segurança alimentar em Diamantino


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na última quarta-feira (25.09), a distribuição de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O projeto, com validade de um ano, irá beneficiar a comunidade em situação de vulnerabilidade social com produtos frescos e nutritivos, fortalecendo a segurança alimentar e incentivando a agricultura familiar, ao todo serão aproximadamente 70 famílias atendidas semanalmente.

Os produtos serão fornecidos por sete produtores locais, em um investimento total de R$91 mil, resultado da parceria entre a COODAF (Cooperativa de Agricultura Familiar), a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. 

Entre os alimentos distribuídos estão mel, milho, mandioca, pimenta de cheiro, limão, alface, couve, cebolinha, salsa, além de pães e bolos.

Além da entrega dos alimentos, o evento contou com o encontro do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), onde a psicóloga do CRAS realizou palestra a respeito do Setembro Amarelo, momento de troca e orientação para as famílias atendidas pelo CRAS, reforçando o cuidado social e a promoção da qualidade de vida.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, ressaltou a importância do projeto PAA e o beneficiamento para toda comunidade.

“Essa é uma iniciativa que visa incentivar e ajudar todos os segmentos, pois estamos incentivando a agricultura familiar e de contrapartida beneficiando as famílias que mais precisam.”

A coordenadora do CRAS, Indianara Nogueira, destacou a importância da parceria que torna possível a realização da distribuição de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade.

“Essa união de esforços mostra que, quando trabalhamos juntos, conseguimos fortalecer nossa comunidade de forma concreta, garantindo alimentação de qualidade para quem mais precisa e, ao mesmo tempo, valorizando os nossos produtores locais.”

Vanderlei Santos, presidente da COODAF Diamantino, falou sobre o objetivo da iniciativa. 

“Estamos iniciando as entregas dos produtos para a Conab, uma política do governo que busca incentivar e fortalecer a Agricultura Familiar e, ao mesmo tempo, contribuir com o programa Fome Zero, garantindo que as famílias de baixa renda tenham acesso a uma alimentação mais saudável.”

A articuladora do Projeto PAA da região Médio Norte, Vilma Souza, comentou sobre o desenvolvimento do projeto no município.

“Através deste projeto, os alimentos são comprados da agricultura familiar sendo estes distribuídos para as entidades do município que ficam responsáveis por distribuir esses alimentos para as famílias carentes, beneficiando assim tanto os agricultores, quanto às famílias.”

Luzia Paulina, usuária do CRAS, destacou a importância da distribuição dos alimentos para as famílias.

“Eu acho muito importante essa iniciativa, pois diversifica a nossa alimentação e nos ajuda muito.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Riscos e oportunidades na expansão do etanol de milho
Próxima Valdemar cita exageros, mas diz que 'temos que respeitar' c0ndenaçã0 de Bolsonaro