Na noite do último sábado (06.09), o Parque de Exposições Serafim Adalberto Ticianeli recebeu famílias inteiras para prestigiar o retorno do concurso que escolheu a Rainha e as Princesas da ExpoDiamantino 2025. O evento, realizado pela Prefeitura de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a WP Produções, marcou a retomada de uma tradição cultural que valoriza a beleza, a garra e a identidade da mulher diamantinense.
O desfile contou com a participação de dez candidatas, representando seus bairros e comunidades rurais do município, sendo Ana Júlya de Souza, 19 anos, do Bairro Novo Diamantino; Isadora Miranda, 17 anos, do Bairro Jardim Alvorada; Elanir Conte, 25 anos, do Bairro Bom Jesus; Ivethriz Paloma, 28 anos, do Bairro Buriti; Daniela Cristina da Silva Kuss, 27 anos, também do Bairro Buriti; Ana Julia Moraes, 22 anos, do Assentamento Caeté; Victória Carolo, 16 anos, do Bairro São Benedito; Adressa Laine, 19 anos, do Bairro Progresso; e Kauaine Vitoria Ferreira da Silva, 16 anos, da Fazenda Boa Esperança, comunidade Sumidouro.
O evento, que contou com grande participação da comunidade diamantinense, também foi uma oportunidade de valorizar a economia local, através dos feirantes e empreendedores, que puderam comercializar seus produtos na praça de alimentação.
Após a avaliação dos jurados e com a torcida do público presente, o título de Rainha da ExpoDiamantino 2025 ficou com Kauaine Vitória Ferreira da Silva, da Fazenda Boa Esperança. O posto de 1ª Princesa foi conquistado por Ana Júlia Morais dos Santos, do Assentamento Caeté, enquanto Ana Júlia de Souza Corrêa, moradora do Novo Diamantino, foi eleita 2ª Princesa.
O vice-prefeito e presidente da comissão organizadora, Antônio Martins Teixeira, destacou a importância de resgatar o concurso tradicional no município.
“Quero parabenizar a todas as candidatas que participaram deste momento tão especial. A retomada desse concurso, por orientação do prefeito Chico Mendes, é a prova de que nossa gestão valoriza a tradição e a cultura local. Agradeço também a todos os organizadores e às famílias que vieram prestigiar.”
A secretária de Cultura e Turismo, Sandra Baierle, reforçou o caráter cultural e simbólico do evento.
“A ExpoDiamantino é uma festa que une tradição, agro e cultura. Esse concurso representa a beleza e a identidade da nossa gente, e tenho certeza de que a Rainha e as Princesas eleitas serão embaixadoras deste espírito durante a feira.”
Em seu discurso, a Rainha eleita, Kauaine Vitória Ferreira da Silva, expressou gratidão pelo reconhecimento.
“Estou muito feliz por realizar o sonho de ser Rainha da maior festa do nosso município. Esse título é uma grande responsabilidade e vou representá-lo com todo carinho e dedicação durante a ExpoDiamantino.”
O evento também contou com a presença de secretários municipais, vereadores Michele Carrasco, Édes Franciscato Béia, Gonçalina Souza e Monizze Costa, além das Rainhas e Princesas da Expo Nova Mutum 2025.
A programação contou ainda com o show da dupla Samyla e Gabriel.
A ExpoDiamantino 2025 será realizada de 17 a 20 de setembro, em comemoração aos 297 anos de Diamantino. A programação contará com grandes shows nacionais e regionais, incluindo Cezar e Paulinho, Fred e Fabrício, Humberto e Ronaldo e Maiara & Maraísa, todos com entrada gratuita.
Fonte: diamantino.mt.gov.br