“No BRICS, a gente tem a convicção de que não quer mais o mundo tutelado, não quer mais Guerra Fria, não quer mais desrespeito à soberania, não quer mais guerra. É por isso que a gente está discutindo com muita profundidade a necessidade de uma mudança estrutural, inclusive no estatuto da ONU.”
“Me parece que o BRICS pode ser essa válvula de escape que a humanidade precisa para fazer alguma coisa nova. […] A ONU deveria ser o grande centro de debate dos problemas mundiais, mas não é mais e todo mundo sabe que não é.”
Lula responde críticas de Trump
“Não acho muito responsável um presidente da República de um país do tamanho dos EUA ficar ameaçando o mundo através da Internet. Não é correto. Ele precisa saber que o mundo mudou. Não queremos imperadores, somos soberanos. É equivocado e irresponsável.”
“Tenho coisa mais importante para comentar do que isso”, disse Lula sobre alegações de Trump a Bolsonaro. “Esse país tem lei, esse país tem regra e esse país tem um dono, chamado povo brasileiro. Portanto, deem palpite na sua vida, e não na nossa.”
🗣🇧🇷 Lula critica ameaças de líderes estrangeiros em redes sociais e defende soberania nacional
O presidente Lula (@LulaOficial) classificou como “equivocada e irresponsável” a postura de chefes de Estado que utilizam redes sociais para fazer ameaças a outros países. Sem citar… pic.twitter.com/8JakfyGpCn
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 7, 2025
“Quando for com os Estados Unidos, [a negociação] passa pelo dólar. Mas quando for com a Argentina, não precisa passar. Quando for com a China, não precisa passar. […] Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão.”
“Poderia dizer para vocês que o BRICS é uma metamorfose ambulante. Não é aquela coisa que já está pronta. O BRICS é uma criança em crescimento, sabe? Nós estamos aprendendo, não tentando repetir os erros dos outros. Estamos tentando fazer algo novo.”
Fonte: sputniknewsbrasil